O Instituto Figueiredo Ferraz é um espaço concebido para a difusão de arte e cultura. Situado em Ribeirão Preto, busca trazer para a cidade e região as discussões e debates sobre as mais importantes manifestações artísticas no cenário nacional e internacional.
Com vocação para as artes plásticas, o Instituto tem como ponto de referencia a coleção de arte contemporânea Dulce e João Carlos de Figueiredo Ferraz, em caráter permanente, e se propõe a trazer exposições temporárias através de parcerias com as mais importantes instituições culturais do país.
Para aproximar o público do debate e estimular reflexões, o IFF oferece, além das exposições, um calendário de cursos e palestras com artistas, críticos, curadores e outros agentes das mais diversas áreas da cultura.
O adensamento cultural deve acompanhar o crescimento econômico, sem o que ele será ôco e, pior que isso, terminará declinando. Que Ribeirão Preto e região configura-se como um dos principais polos econômicos do país, ninguém discute. Como também ninguém põe em questão a contribuição nesse processo do substantivo de aparelhos ligados à cultura, a começar pelas universidades e se estendendo por teatros, museus, centros culturais etc.
Mas faltava algo exclusivamente dedicado à fronteira da expressão e da sensibilidade contemporânea: o Instituto Figueiredo Ferraz. Com a orientação de seu fundador João Carlos de Figueiredo Ferraz, responsável pela montagem de uma das maiores e melhores coleções de arte do país, o Instituto nasce com a vocacão de irradiar diretamente na região e indiretamente por todo o país, a produção artística mais radical, comprometida com o exercício experimental da liberdade, de que nos falava Mario Pedrosa.
Muito além do entretenimento de alto nível que o Instituto oferecere ao público, através de exposições, cursos, ciclo de debates, de cinema e de performances, por meio de um site bem estruturado, interativo, junto as suas redes sociais, e de documentações bem cuidadas, sua presença alimentará o sistema educativo da região, oferecendo um insumo fundamental para a formação dos jovens: o insumo estético, essencial para o desenvolvimento da imaginação e, portanto, para sua capacidade de sonhar.