UMA COLEÇÃO PARA TODOS.
A Coleção Figueiredo Ferraz, que se estabeleceu de forma orgânica e engajada, conta com obras de Adraiana Varejão, Edgard de Souza, Rosangela Rennó, Iran do Espírito Santo, Waltércio Caldas, Tunga, Laura Vinci, entre tantos outros importantes artistas brasileiros. As mais de 1.000 obras são apresentadas através de recortes em exposições temporárias no Instituto.
"Cada obra de arte tem uma característica própria, alguma coisa que chama a atenção, ou pela beleza ou pelo estranhamento, e é isso que nos atrai..."
João Carlos de Figueiredo Ferraz
A arte é criada para ser vista e vivenciada, para estimular o fluxo de ideias e desvalidar as associações simplórias do cotidiano. Colecionar arte é muito mais complexo do que comprar obras para decorar um ambiente. De forma consciente e com o coração é um estilo de vida e chega uma hora em que conviver com elas em casa não é o suficiente. Fica claro que elas precisam ser compartilhadas.
"Desde o momento em que me conscientizei de que aquele conjunto de obras que eu estava adquirindo formava uma coleção, senti necessidade de ter um espaço onde ela pudesse ser mostrada publicamente e compartilhada com todos os que gostam de arte."
João Carlos de Figueiredo Ferraz
Segue abaixo algumas das obras da Coleção Figueiredo Ferraz.