OLHAR E ESCOLHERCuradoria: Equipe IFF
Período: 09 de novembro a 21 de dezembro de 2013
Livre para todos os públicos
Toda exposição tem início com uma escolha de obras de arte a partir de uma ideia.
A seleção pode ser realizada levando em conta diferentes fatores: temas recorrentes da história da arte (paisagem, retrato, natureza morta, por exemplo); formas (abstração, geometrismo, figuração, etc.); técnicas (desenhos, pinturas, esculturas, fotografia, novas mídias, etc.), entre outras muitas possibilidades que podem ser inspiradas por textos, filmes, circunstâncias do contexto, enfim, a lista é infinita.
Da mesma forma que um curador idealiza uma mostra a partir de algo que o intriga ou que ele considera importante colocar em discussão, o artista também parte de uma ideia ou de impulso para realizar sua obra, que pode tomar novos rumos no decorrer de sua realização. Acreditamos que muitas das obras expostas nesta mostra exemplifiquem este percurso.
Nossa equipe selecionou essas obras segundo diferentes critérios. A ideia é que o espectador possa propor uma visão própria acerca da disposição do conjunto. Trata-se de uma exposição que convida o visitante a apreciar atenciosamente esta seleção e, assim, tecer relações inúmeras entre as obras, relações que podem ser formais, temáticas, técnicas, ou mesmo filosóficas. Algumas palavras-chave para este exercício do olhar e do pensamento são: desenho, geometria, abstração/figuração, frames (cinema), memória, história, paisagem, sonho.
Exercite seu olhar, seu pensamento e descubra formas, cores e fatos incríveis a partir destes trabalhos.
Equipe do Instituto Figueiredo Ferraz