EXPOSIÇÃO . O COLECIONADOR DE SONHOS
O COLECIONADOR DE SONHOS
Curadoria: Agnaldo Farias
Período: 03 de outubro de 2011 a 03 de abril de 2012
Livre para todos os públicos
SOBRE A RELAÇÃO COM A COLEÇÃO

Embora ainda não tenha perguntado isso ao João, desconfio que o nosso interesse por arte mais, digamos assim, profissional, sério, foi quase simultâneo. Comecei a estudar história da arte com mais rigor no começo dos anos 80 quando ensinava no curso de Engenharia da USP de São Carlos e me empenhava na construção do curso de Arquitetura, inaugurado em 1985. Na altura de 1987/88 a Luisa Strina indicou-me ao João como alguém capaz de dar aulas ao grupo de amigos muito próximos a ele e que o tinham na condição de um verdadeiro líder para as coisas da cultura.

O João decidiu que seria importante para todos organizar um curso livre de artes plásticas, do Impressionismo em diante. Isso porque na altura ele já começara a constituir uma respeitável coleção com algumas das melhores obras dos nossos melhores artistas, modernos e contemporâneos; dos jovens que naquela altura enchiam a vista de um Brasil recém saído do marasmo cultural dos anos sombrios e festejavam a abertura política, até artistas maduros, mestres como Eduardo Sued, Amilcar de Castro, Mira Schendel. As reuniões eram uma festa e a coleção do João, as novidades cuidadosamente garimpadas, a visita constante de artistas e críticos e curadores do Rio e São Paulo, garantiam um espaço de troca de ideias excepcional e que, no fundo, fez com que eu mais aprendesse do que ensinasse. Essa primeira etapa praticamente se encerrou quando, no comecinho de 1990, para minha surpresa, fui convidado a ser curador de exposições temporárias do Museu de Arte Contemporânea da USP.

Daí em diante as viagens até Ribeirão não foram tão frequentes mas jamais perdi o contato com João e com a Dulcinha, agora dois queridos amigos, acompanhando com grande interesse a consolidação de um dos maiores patrimônios artísticos do nosso país.

Aguinaldo Farias
Curador
Rua Maestro Ignácio Stábile, 200 | Alto da Boa Vista | Ribeirão Preto | SP | Brasil
Terça a Sábado, das 14h às 18h | Entrada Gratuita
+55 16 3623 2261 | +55 16 3623 2262
Instituto Figueiredo Ferraz © Todos os direitos reservados