EXPOSIÇÃO . MOMENTO CONTEMPORÂNEO
MOMENTO CONTEMPORÂNEO
Curadoria: Paulo Venâncio Filho
Período: 15 de março a 20 de dezembro de 2014
Livre para todos os públicos
Toda exposição de uma coleção como a do Instituto Figueiredo Ferraz é sempre um momento da arte contemporânea brasileira. Momento que revela um estágio e um recorte de uma coleção que está em decidida, ampla e contínua expansão. Nenhuma poderia ser conclusiva nem definitiva, tampouco esta; mas como amplo recorte e situação oportuna de um encontro de obras, esta exposição revela decididamente um momento contemporâneo, entre outros possíveis, da arte brasileira onde se manifestam os elementos de um percurso que esta coleção observa e reúne há mais de trinta anos.

Temos esta exposição um conjunto amplo e siginifcativo de artistas que se formaram ao mesmo tempo em que a coleção e que, num contexto de grande vitalidade e proximidade, transformaram e renovaram, em diversas direções, os elementos ativos da nossa modernidade, especialmente aqueles surgidos a partir dos anos 1950. Aqui estão algumas indicações das múltiplas possibilidades que esta tragetória histórica manifesta; visitas, entretanto sob as afinidades artístas entre curador e a coleção. Foi sobretudo, esse envolvimento comum, uma familiaridade e convivência compartilhada que orientou a escolha dos artistas e obras. Desta convergência resultou a unidade e coerência da exposição; uma escolha reafirmando a outra: a do colecionador sobre a do curador, e a do curador sobre a do colecionador. Deu-se uma curadoria em segundo grau, por assim dizer. Portanto, não surpreendeu a intimidade e fluência com que as obras se instalaram no espaço expositivo do Instituto Figueiredo Ferraz. Pintura, desenho, escultura, objeto, fotografia integraram-se entre si num conjunto revelador de uma unidade de pensamento e apreciação que a arte torna.

Lado a lado, a diversidade e heterogeneidade dos trabalhos e também a sua proximidade e unidade, podem, efitivamente, ser apreciadas como verdadeiro momento revelador e esclarecedor de uma consistência e coerência que a exposição manifesta entre colaboradores ainda raras, mas possíveis, entre curador e coleção privada tendo em vista sua apresentação pública. Portanto trata-se de uma exposição que busca explorar as potencialidades de cada um dos artistas e do conjunto das obras de tal modo que o espectador, em contato direto, ele próprio possa experimentar um momento contemporâneo da coleção em sua máxima potência.

Paulo Venâncio Filho
Curador
Rua Maestro Ignácio Stábile, 200 | Alto da Boa Vista | Ribeirão Preto | SP | Brasil
Terça a Sábado, das 14h às 18h | Entrada Gratuita
+55 16 3623 2261 | +55 16 3623 2262
Instituto Figueiredo Ferraz © Todos os direitos reservados