IMAGENS IMPRESSAS:um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural
Um passeio por quatro séculos de produção da arte da impressãoCuradoria: Marcos Moraes
Período: 10 de março a 05 de maio de 2018
Livre para todos os públicos
Gravura pode ser considerado um termo bastante difundido, referido até mesmo a outras formas de reprodução gráfica de imagem, entre elas as mecânicas. No entanto, isso não corresponde à efetiva natureza da gravura, pensada como obra de arte.
A imagem impressa acompanha a humanidade desde seus primórdios. Podemos remontar essa trajetória às primeiras mãos marcadas, por meio de pigmentos, nas paredes de grutas e cavernas. Para abordar esse meio de criação é preciso, portanto, delimitar um escopo. Propomos, assim, um percurso histórico pelas gravuras do Itaú Cultural.
A coleção tem 451 imagens impressas sobre papel e mapeia cinco séculos da produção gráfica europeia. As primeiras imagens são xilogravuras produzidas no século XV. A partir desse período, aprimoram-se as técnicas, são incorporadas inovações e é desenvolvida a linguagem gráfica. Por esse caminho, no século XIX a gravura chega à autonomia.
Para esta mostra, trazemos artistas como Martin Schongauer, Albrecht Dürer, Martin de Vos, Rembrandt van Rijn, Giovanni Piranesi, Francisco de Goya e Honoré Daumier. Trata-se de um recorte representativo, pela diversidade de técnicas, temas e destinações das gravuras. Esta seleção nos permite pensar na linguagem gráfica e em outros caminhos de leitura e interesse ao longo desse fascinante empreendimento que foi a produção de imagens impressas.
Marcos Moraes
Curador
É com prazer que o Instituto Figueiredo Ferraz recebe a exposição Imagens Impressas: um Percurso Histórico pelas Gravuras da Coleção Itaú Cultural, apresentando um novo recorte da coleção, composta por mais de 15 mil obras.
Esta parceria, que teve início há cinco anos com uma bela exposição de que reúne fotografias de importantes fotógrafos brasileiros dos anos 1950, tem propiciado ao público de Ribeirão Preto e região a oportunidade de conhecer de perto diversos meios de expressão, que vão do livro de artista ao vídeo digital e que abrangem diversos períodos da história da arte.
Imagens Impressas reúne obras pertencentes a uma coleção especial dentro do grande acervo pertencente ao Itaú Cultural e mapeia cinco séculos da produção gráfica europeia de forma didática, reunindo diferentes técnicas de gravuras dos séculos XV a XIX. Uma seleção desse acervo composto por aproximadamente 500 obras foi realizada pelo curador Marcos Moraes especialmente para o IFF, visando mostrar aos nossos visitantes o olhar inovador de artistas de séculos passados e trazendo para o olhar contemporâneo técnicas e questões de diferentes épocas.
Instituto Figueiredo Ferraz