EXPOSIÇÃO . FILMES E VÍDEOS DE ARTISTAS - Coleção Itaú Cultural
FILMES E VÍDEOS DE ARTISTAS - Coleção Itaú Cultural
Curadoria: Roberto Moreira S. Cruz
Período: 18 de fevereiro a 29 de abril de 2017
Livre para todos os públicos
Só há uma forma de ver? Podemos perceber o tempo e espaço de outros modos? A exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural traz obras que exploram e ampliam as maneiras pelas quais vemos e entendemos as imagens em movimento.

Parte das iniciativas do Itaú Cultural que visam recuperar, preservar e difundir a memória e a produção artísticas brasileiras, a mostra reúne trabalhos que estão entre o audiovisual e as artes visuais – dos pioneiros até os artistas contemporâneos. A exibição em Ribeirão Preto é fruto de uma parceria entre a instituição paulistana e o Instituto Figueiredo Ferraz.

São construídos dois eixos: o histórico, que cobre destaques da década de 1970, com obras recuperadas e remasterizadas de artistas como Nelson Leirner, Letícia Parente e Regina Silveira; e o contemporâneo, com Cao Guimarães, Rivane Neuenschwander, Thiago Rocha Pitta e Eder Santos, entre outros. A curadoria é de Roberto Moreira S Cruz.

A Coleção Itaú Cultural compõe o Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, que abrange aproximadamente 13 mil pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, instalações e outras peças reunidas por cerca de 60 anos. Representativo da história da arte nacional, é o maior acervo artístico de uma companhia privada na América Latina.

Instituto Figueiredo Ferraz e Itaú Cultural
A produção de filme e vídeos no Brasil realizada por artistas e com proposta experimental se inicia em consonância com a criação contemporânea internacional, nos anos 70. Essa fase, de descobertas e tentativas de forjar um modo criativo para o audiovisual, foi tortuosa e, de certa forma, marginal, pois não existia mercado para dar visibilidade aos trabalhos e o cenário cultural estava submetido à censura imposta pelo regime militar. Os filmes e vídeos mais originais e inventivos realizados nesse contexto permaneceram durante muito tempo desconhecidos do público e praticamente abandonados nas gavetas de estúdios e ateliês dos artistas.

Apenas duas décadas depois, em meados dos anos 1990, parte dessa produção passou a ser reconhecida, com a inserção de obras audiovisuais no ambiente da arte contemporânea e com a presença marcante de artistas que trabalham com audiovisual em galerias e exposições de amplitude internacional.

A coleção de filmes e vídeos do Itaú Cultural é uma contribuição pioneira por parte de uma instituição cultural, pois formaliza – por meio da aquisição, da conservação e da restauração de obras audiovisuais – a constituição de um acervo permanente de trabalhos nessa área produzidos no país nas últimas cinco décadas.

Alguns aspectos motivaram a formação desse acervo. O primeiro, e talvez o mais fundamental, é o resgate da importância da produção pioneira, trazendo ao olhar contemporâneo a força inventiva dessas imagens. Remasterizando e recuperando filmes e vídeos de artistas como Rubens Gerchman, Nelson Leirner, Letícia Parente, Regina Silveira, Paulo Bruscky e Rafael França, a coleção conserva obras passíveis de deterioração, pela própria obsolescência da tecnologia. Pode, assim, ser compreendida como um acervo audiovisual, pois acredita na preservação de bens culturais, constituindo-se nesse sentido em patrimônio histórico inestimável.

Roberto Moreira S. Cruz
Curador
Rua Maestro Ignácio Stábile, 200 | Alto da Boa Vista | Ribeirão Preto | SP | Brasil
Terça a Sábado, das 14h às 18h | Entrada Gratuita
+55 16 3623 2261 | +55 16 3623 2262
Instituto Figueiredo Ferraz © Todos os direitos reservados