AMILCAR DE CASTRO Curadoria: Rodrigo de Castro Período: 23 de junho a 26 de setembro de 2012 Livre para todos os públicos
"Acreditar sempre..... e até o fim"
Amilcar de Castro
Frase curta. Palavras poucas. Um gesto largo no ar, como que empurrando esse fim para um depois, mais e muito além.
E assim foi o fazer e o realizar do artista.
Acreditando sempre em si, nas certezas de ser, como também naquelas de não ser, o caminho da sua arte.
Acreditando sempre no fazer para realizar, mesmo que os contrários sejam muitos, os valores desvalores e a angústia a espreitar as inseguranças da vida.
Acreditando sempre e até o fim realizou uma obra fora do tempo. Hoje ou em qualquer tempo, Amilcar de Castro sempre irá surpreender e preencher nosso olhar, nossa alma, com o inusitado, o novo, a arte pura de um mestre que, com sabedoria, empurrou o fim para um depois, mais e muito além do tempo.
E com essa mesma energia impulsionando o sempre acreditar, foi construído o Instituto Figueiredo Ferraz. Iniciativa surpreendente. Possível apenas quando a vida e a arte, mutuamente atraídas, realizam o incomum, o raro e impensável.
Essa exposição, resultado da parceria entre os Institutos Amilcar de Castro e Figueiredo Ferraz, pode ser entendida como homenagem ao artista pelo seu mês de aniversario mas, mais do que isso, realiza o encontro daqueles que transformam arte e vida em algo único e imensurável - viver.
Rodrigo de Castro
Curador
Sem título, 1995 Aço 240 x 240 x 5 cm
Sem título, 1996 Acrílica sobre tela 130 x 130 cm
Rua Maestro Ignácio Stábile, 200 | Alto da Boa Vista | Ribeirão Preto | SP | Brasil