O Programa Educativo do Instituto Figueiredo Ferraz começou a ser implantado no início de 2013 quando se iniciaram as visitas orientadas pela equipe de arte educadores para estudantes de instituições públicas de ensino e para o público em geral.
Os visitantes são protagonistas da visita à exposição. Eles constroem suas próprias opiniões com base em enfoques temáticos sugeridos pela arte educadores sempre em pequenos grupos para que possam uma experiência real de interpretação das obras de arte da Coleção IFF que se organiza por uma visão da história da arte que tem como principal foco a arte contemporânea brasileira.
A equipe explora o potencial crítico que se dá no contato direto dos visitantes com as obras, sem intermediação inicial dentro do espaço expositivo. Parece não haver sentido explicar uma obra antes de a pessoa conhecê-la sozinha. Os visitantes percebem que estão aptos a dar significado às suas interpretações, para depois trocarem ideias com todos e, principalmente, com os arte educadores. Uns aprenderam com os outros nas relações culturais e sociais que criam com uma lógica de conexão em rede de geração de conhecimento. A prática educativa é “ritualizada” em etapas para criar diferentes formas de os visitantes se relacionarem com as obras da Coleção e a arquitetura do IFF.
Os arte-educadores são continuamente estimulados por relatos e vivências dos estudantes arquitetando cuidadosamente formas de fruição da arte diferenciadas das formas de entretenimento. Em geral, os estudantes reconhecem-se na exposição e expressam suas múltiplas singularidades.